Já não tem conta os anos que faço panquecas! Já experimentei tantas receitas que já lhes perdi a conta! Por mais fermento que pusesse, elas acabavam sempre espalmadas como se fossem pequenos crepes! Por fim, finalmente, encontrei aquela receita que deixa as panquecas com uns bons centímetros de altura. Fiquei tão orgulhosa de as ver crescer mesmo à minha frente! É preciso, definitivamente, partilhar esta receita. Sei que são muitas as pessoas que procuram umas boas panquecas mas que lhes custa acertar "naquela", alta e extremamente fofa.
Para as medidas, usei aquelas chávenas mais pequenas, usadas para beber chá. Deve ser cerca de 150 gr a 200 gr.
Ingredientes:
- 2 ¼ de chávena de farinha
- 2 colheres de sobremesa (bem cheias) de fermento em pó- 1 colher de sobremesa de sal fino
- 2 chávenas de leite
- 4 ovos
- 2 colheres de sopa de margarina derretida
- 3 colheres de sopa de açúcar
Comece por separar as gemas das claras e bater estas últimas em castelo bem firme, juntando o açúcar a meio.
Numa pequena vasilha misture a farinha, o fermento em pó e o sal. Noutra vasilha, misture as gemas do ovo com o leite. Adicione a mistura de farinha aos poucos, polvilhando e misturando calmamente com um batedor de ovos, evitando desta maneira de se formarem grumos. Incorpore as claras na mistura evitando de mexer muito.
Leve uma pequena frigideira a lume médio e derreta um pouco de margarina antes de por a massa. O segredo aqui é o lume não estar nem muito alto nem muito baixo, tente encontrar o equilíbrio. Assim que se começarem a formar bolhas na massa, vire-a. Quando estiver pronta, ponha-a sobre um prato. Evite de as polvilhar com açúcar ou de as tapar enquanto estiverem quentes para que não fiquem húmidas.
Sirva-as com um pouco de manteiga derretida, doces, fruta ou gelado.
Rende aproximadamente 20 panquecas.
Sem comentários:
Enviar um comentário