domingo, 9 de janeiro de 2011

Torta de Laranja

Feliz Ano Novo (já com uma semana de atraso...)
Como já se sabe, no Natal é para abusar em doces e salgados. A minha mãe faz uns espectaculares Rissóis de Carne - nunca vi nada igual -, e a única maneira de ter essa receita é acompanhando passo a passo enquanto ela o faz, pois não existe escrita em papel. Ela sabe-a de cor já dos tempos em que era nova e vivia em Lamego. Para este Natal, foi decidido fazer esses rissóis, mas perdi o carregador da máquina fotográfica e enquanto eu o procurava, os rissóis foram feitos pelas minhas costas e lá se foi a receita que pelo menos durante mais um ano vai ser mantida em segredo.

No entanto, arranjei a receita da Torta de Laranja, que também é extremamente raro se fazer exactamente por a torta acabar sempre num desastre. Não tenho a forma correcta para levar o bolo ao forno; o forno, por sua vez, está um pouco inclinado, o que leva a massa a ficar mais alta de um dos lados e, para enrolar a torta, não entendo a dificuldade, mas a verdade é que ela se desmancha sempre.
Mas, definitivamente, a qualidade do sabor e a textura da massa, compensam a má apresentação!
(Eu não usei papel vegetal porque já não tinha.)



Ingredientes:
- 475 g de açúcar
- 10 ovos
- Sumo e raspa de 2 laranjas
- 25 g de farinha
- 1 colher de chá de fermento em pó
- Açúcar em pó para polvilhar
- Manteiga, farinha e papel vegetal q.b.



     Bata bem os ovos com o açúcar até ficarem cremosos. Junte a farinha e o fermento em chuva. Adicione a raspa das laranjas e o sumo, e envolva. Unte um tabuleiro largo. Forre com papel vegetal também untado e polvilhado com farinha. Verta a massa e leve a cozer em forno bem quente, durante 25 a 30 minutos
     Depois de cozido, polvilhe com açúcar em pó uma outra folha de papel vegetal. Verta a torta sobre ela, retirando a outra ao mesmo tempo que se vai enrolando. Coloque no frigorífico até ao momento de servir. Polvilhe com açúcar em pó.

Sem comentários:

Enviar um comentário